opt-inVocê sabe o que é opt-in?

Parte de campanhas de e-mail marketing, a função do opt-in é sanear a base de e-mails cadastrada, e garantir a qualidade de seu mailing.

O opt-in é um recurso visto como uma boa prática no e-mail marketing, onde quando o seu cliente se cadastra para receber informativos, newsletter ou promoções de seu site, ele recebe uma mensagem de confirmação, para que ele interaja com esta mensagem, clicando num link, para confirmar que ele entende que aquilo é um cadastro e que ele receberá mensagens de e-mail a partir da confirmação.

O optin não é só aquele checkbox que às vezes vemos em formulários de cadastro ou de contato em sites, que em geral já vem marcado inclusive, e depois o detentor desse cadastro diz que tem um mailing opt-in.

A ação de opt-in é feita à partir da confirmação do cadastro, antes disso, o mailing não é optin coisa nenhuma!

E confunde-se a ação optin com a ação opt-out, que em geral é só um link que existe ao final ou início de cada informativo, e-mail marketing ou newsletter, que permite que o próprio usuário remova seu e-mail do mailing da empresa, se descadastrando sozinho e de forma automatizada.

Esse é o recurso mínimo que uma campanha que respeita o cliente da empresa deve ter, afinal, se ele receber um informativo que não pediu para receber, e não tiver no mínimo a opção de sem trabalho algum, poder dizer que não quer mais receber esse tipo de conteúdo, ao invés de divulgar uma imagem positiva de sua empresa, você deixou o seu cliente furioso, e ele torna-se ex-cliente, ou no mínimo, não vê a sua empresa com bons olhos, afinal, ela não o respeita como deveria.

Fazer uma campanha de e-mail marketing de qualquer jeito é fácil… O difícil é fazer direito, e ter certeza de que a campanha irá trazer bons frutos, e não problemas. Por isso é preciso contar com PROFISSIONAIS, para ações especializadas.