SPAM: um tiro no pé

Hoje recebi um e-mail de uma locutora de rádio oferecendo seus serviços e resolvi responder procurando ajudá-la, mas achei relevante compartilhar a mensagem, para servir de ajuda para mais alguém.

Com frequência muita gente não sabendo o que fazer para divulgar seu negócio, acaba caindo na conversa de que spam dá resultado. É, spam dá sim resultado, para alguns ramos de atividade, e principalmente quando a empresa não está preocupada com a sua imagem. Digo isso porque já fiz spam para as minhas empresas e para meus clientes também, e depois de 20 anos trabalhando com internet e vendo muitos casos em que o ROI é inexistente, definitivamente sou contra o SPAM há alguns anos, e além de não prestar esse desserviço, eu condeno quem o faz.

Mas, pode ser que seja só falta de informação. Então vamos ao meu exemplo citado, e talvez as coisas fiquem mais claras:

O e-mail que recebi continha 9Mb de arquivos em MP3, vindo de um e-mail @yahoo e o conteúdo textual era esse abaixo:

From: xxxxxx
Sent: Thursday, November 05, 2015 11:29 AM
To: xxxxxx
Subject: Portfólio de locução

Olá pessoal tudo bem? Desculpe invadir assim seu espaço. Sou locutora da Rádio XXXXXX Fm há XX anos, faço locução publicitária, institucionais, URA e URA humanizada, inglês/português,audiobook e audioweb. Queria saber se posso fazer parte do seu casting de locutores para e-learning. Fiz recentemente a campanha da empresa XXXXXX para Rádio e locução do siteXXXXXX. Envio em anexo um portfólio e um áudio extra para vcs darem uma analisada. Super obrigada desde já pela atenção, um abraço

Olá pessoal tudo bem? Desculpe invadir assim seu espaço. Sou locutora da Rádio XXXXXX Fm há XX anos, faço locução publicitária, institucionais, URA e URA humanizada, inglês/português,audiobook e audioweb. Queria saber se posso fazer parte do seu casting de locutores para e-learning. Fiz recentemente a campanha da empresa XXXXXX para Rádio e locução do siteXXXXXX. Envio em anexo um portfólio e um áudio extra para vcs darem uma analisada. Super obrigada desde já pela atenção, um abraço

XXXXXX
Locutora – Jornalista – Crítica de cinema – Escritora
(11) XXXX.XXX
XXXXX.XXX TIM XXXXX.XXXX OI

[email protected]
xxx.soundcloudx.com/xxxxxx
facebook.com/xxxxxx

Minha resposta foi:

Olá XXXXXX, como vai?

Eu gostaria de lhe dar um feedback sobre seu e-mail abaixo.

Trabalho com web há 20 anos, e certamente essa não é a melhor forma de se comunicar com seus prospects.

Vou enumerar alguns problemas graves que vi em sua abordagem, e espero que lhe ajude em algo:

  1. recebi duas mensagens genéricas e iguais, com texto duplicado no corpo da mensagem,
    uma chegou às 11h12 e outra às 11h29,
  2. ambas têm arquivos de áudio muito grandes (para um e-mail que não solicitei) anexados, o que faz com que demore para baixar e ocupe a minha banda, isso causa um efeito negativo no espectador, você não está gentilmente oferecendo algo, você está invadindo o espaço dele e atrapalhando, com e-mail cheio de anexos, duplicado e mal direcionado,
  3. esse tipo de mensagem é spam, e não é bem visto nem bem quisto por ninguém, basta você pensar em quantas vezes gostou de receber algum spam que invadiu sua caixa de e-mail,
    seu produto é a sua voz, e no áudio sobre São Paulo, a fala está truncada e cortada, não ouvi os demais, mas certamente isso depõe contra,
  4. enviar e-mails de um endereço gratuito como yahoo, hotmail ou ig dá a impressão de amadorismo, e quebra a sua credibilidade,
  5. o link do seu e-mail está com link para o site da Rádio XXXXXX, precisa ser corrigido,
  6. o link do Soundcloud não funciona, precisa ativá-lo,
  7. pense num motivo para iniciar uma mensagem pedindo desculpas! Você não teria que pedir desculpas se não estivesse fazendo algo que incomoda as pessoas, e se sabe disso, por que faz?

Por fim, sugiro que você não use esse canal, (e-mail) mas se quiser insistir em usar, mande links para que as pessoas ouçam seu áudio, mas não as force a baixar mensagens grandes com anexos que na maioria das vezes não vai agradá-las.

Sugiro que tenha um site, por mais simples que seja, não daqueles gratuitos e Wix da vida, com seu endereço como XXXXXXlocucoes.com.br e lá você coloca os áudios e fala sobre seu trabalho. Depois, otimize seu site usando SEO – search engine optimization, e anuncie também no Google Adwords, isso levará ao seu site somente pessoas interessadas de fato em seu serviço. O ideal é contar com auxílio profissional, obviamente… Mas é possível fazer isso sem gastar quase nada, sendo mais efetivo do que mandar spam e com conteúdo perene, o que a médio prazo irá atingir muito mais espectadores.

Doei meu tempo para lhe responder, procurando lhe prestar uma consultoria técnica sobre algo que domino, porque claramente seu posicionamento sobre esse tipo de divulgação está equivocado. Se achar que deve agradecer, retribua ajudando a próxima pessoa que surgir com uma oportunidade para tal 😉

Sucesso nos negócios!

Att.,

On3W Produtora Web
Marcelo Guernieri

“A mente que se abre a uma ideia
jamais volta ao seu tamanho original.”
Albert Einstein

E você? quer saber o que a sua empresa pode fazer para estar bem na foto na internet? Entre em contato para batermos um papo e podemos descobrir o que há de oportunidades para você explorar. Mas definitivamente, NÃO FAÇA SPAM!