6 aspectos básicos e fundamentais para seu site aparecer no Google

Você investe um tempo especialmente em seu site, redes sociais ou na análise dos resultados da sua empresa na web, de forma consistente e diária?

Gravei um vídeo para explicar tudo isso, se você prefere assistir ao invés de ler, vá ao final da página.

aspectos para aparecer no googleNão basta fazer um site bonito e publicá-lo. É preciso tomar uma série de ações para que o seu site esteja minimamente viável para o Google indexá-lo, sabia?

  1. Você precisa ter um servidor rápido
  2. Seu site deve atender aos padrões mínimos de responsividade (Se ele foi criado com o conceito mobile first, melhor ainda!)
  3. Você precisa descrever claramente o que a sua empresa oferece de produtos e serviços
  4. É preciso ter uma forma que facilite o contato
  5. Seu site precisa ser leve
  6. Seu site precisa agregar valor

Servidor de hospedagem

Servidor rápido não significa um servidor dedicado, mas também não é um plano de hospedagem compartilhada! A diferença de investimento é de algo em torno de R$ 30,00 por mês no compartilhado básico, para R$ 60,00 por mês num servidor um pouco melhor. R$ 80,00 por mês seria um servidor cloud básico, que já é infinitamente melhor que o compartilhado.

Padrões de responsividade

  • Se você redimensionar a janela do seu site, ele se adapta à tela?
  • Seu site fica com o texto minúsculo e precisa dar zoom para navegar e para conseguir ler o conteúdo num dispositivo móvel, seja tablet ou smartphone?
  • Ou é daqueles sites que tudo fica gigante e difícil de conseguir ler, ou mesmo rolar a página, se você estiver acessando-o por um notebook com tela menor, ou mesmo no tablet e smartphone?
  • É possível remover slides, banners, e algumas imagens ou qualquer outro bloco de conteúdo, quando o site é acessado por uma medida específica de tela sabia? E você pode optar por não carregar aquela imagem enorme, que nem ficaria fácil de ver pela tela de um smartphone.

Clareza de informação

Se eu entrar no seu site agora, vou conseguir saber o que a sua empresa vende, sem ter que ficar explorando o menu? Ou essa informação não é nada clara e acessível, e acaba virando um segredo? Hoje mesmo, um cliente pediu que eu adicionasse um recurso no site dele, que no celular, ao invés de abrir um ícone do WhatsApp, convidando para um contato direto com a empresa, eu abrisse um ícone de 3 pontinhos, e só ao clicar nos 3 pontinhos a pessoa viria 3 opções de contato: 1 e-mail, 2-whatsapp e 3-alguma rede social, como o Facebook. E eu expliquei que ele estaria dificultando tanto o contato, que o cliente poderia nem perceber que no ícone com os 3 pontinhos, havia algo para se clicar. Tanto que no exemplo que ele me mostrou, eu mesmo demorei para achar onde eu deveria clicar para ver o exemplo, e olha que eu sou heavy user!

Facilidade de contato

Deixe um contato por WhatsApp e um formulário de contato, ou endereço de e-mail. Nada mais! E deixe isso bem visível e acessível.

Site leve carrega mais rápido

Otimize as imagens para que elas sejam leves e carreguem mais rapidamente. Principalmente se estiver num dispositivo móvel. Otimize os códigos da página, scripts de interação, como javascript e todos os detalhes possíveis de CSS, para que a página não desperdice nem um 1kb sequer. Se é dispensável, não coloque na página.

Agregue valor, tenha informações úteis

Por último, mas talvez o mais importante de tudo: Seja relevante ao seu visitante, possível cliente futuro. Se você não mostrar que pode acrescentar algo na vida dele, resolver alguma dor que ele tem, você não é o que ele procura. Ninguém navega no site de uma empresa de produtos ou serviços para entretenimento, as pessoas entram no seu site procurando algo, e se você não diz que possui a solução dela, você perdeu uma oportunidade.

E não seja genérico, não diga que é o melhor contador que o mercado tem; argumente de forma simples e rápida, mas não pobre, dizendo o que a sua empresa tem de diferente, que a torna a melhor empresa de contabilidade do mercado.