Guia de 8 passos de análise competitiva para SEO, focado em iniciantes

analise SEOA pesquisa em mecanismos de busca como o Google, é muito competitiva. Para cada consulta que um usuário escreve em uma barra de pesquisa, os mecanismos de pesquisa apresentam um grande número de resultados, números que chegam na maioria dos casos a centenas de milhares ou até milhões, dependendo do termo buscado. Isso significa que, a menos que você venda relógios de madeira feitos à mão por freiras montanhesas de Nova Guiné, é mais do que provável que existam empresas oferecendo um produto ou serviço similar a você. E para vencer a competição nas dezenas de milhares de resultados de busca encontrados, você não pode ficar sem análise competitiva, que é o princípio do processo de SEO.

Quando feita corretamente, ela fornece muitas informações sobre os pontos fortes e fracos do concorrente, com os quais você pode aprender e aproveitar. No entanto, a análise competitiva de SEO, muitas vezes parece complicada para aqueles com pouca experiência em SEO. Abaixo, descrevo, na forma de um guia passo-a-passo simples, voltado principalmente para iniciantes. Eu vou usar as ferramentas do SEO PowerSuite para ilustrar o processo.

Esta ferramenta é um conjunto de ferramentas avançadas de SEO, usado por profissionais experientes em SEO. E, como a On3W presta esse serviço de SEO desde 2004, essa é uma arma que não falta no nosso cinto de utilidades. Eu falei desta ferramenta em outro post (Ferramenta SEO Essencial), e você pode visitar depois, para conhecer os detalhes.

1º PASSO – Encontrar oportunidades de palavras-chave

Para aqueles que ainda não sabem sobre o assunto, eu vou diferenciar rapidamente dois tipos de palavras-chave.

  1. O primeiro tipo, as palavras-chave semente, são super comuns e a “base” para todas as pesquisas, pense em “Casas a venda“.
  2. Depois, há aqueles que são muito mais pessoais para cada usuário e pesquisados com pouca frequência, conhecidos como palavras-chave de cauda longa. Imagine pesquisar “Decoração de casamento boho no Rio de Janeiro“.

Não importa se você está apenas mergulhando nas águas do SEO ou se está fazendo uma campanha matadora por anos, você vai precisar de uma lista de palavras-chave que será segmentada. Elas podem variar muito descontroladamente dependendo da segmentação de seu negócio.

Nessa primeira etapa, porém, vamos querer algumas dessas “palavras-chave iniciais” mencionadas anteriormente. Vamos usá-las para descobrir a concorrência e, além disso, encontrar novas palavras-chave para competir.

1. Abra o Rank Tracker, crie um novo projeto e insira sua URL. Você terá a opção de conectar alguns serviços do Google diferentes (como os anúncios do Google e Analytics), mas, para nossos propósitos, não usaremos isso.

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2.Após o processamento, você terá a tela para conectar os serviços do Google, e como não utilizaremos esse recurso neste guia, simplesmente clique em NEXT.

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Agora talvez você possa ver algumas sugestões. Isso significa que você está com sorte, pois sua URL está em algum lugar entre os 30 primeiros para essas palavras-chave. Caso contrário, basta digitar as palavras-chave que você conhece ou talvez algumas que surgem em sua cabeça quando você pensa em sua empresa e seus objetivos.

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3.Você terá a opção de alterar seu mecanismo de pesquisa. Por padrão, ele configurará o mecanismo de pesquisa para o seu país. Sinta-se à vontade para alterar isso clicando no botão Add More Search Engines.

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4.Clique em FINISH e tome um café enquanto a análise é realizada.

Essa análise pode demorar um pouco mais, caso a lista de buscadores ou de palavras-chave (keywords) seja maior. Você pode adicionar menos palavras agora, e depois adicionar uma lista, ou uma a uma, livremente, a qualquer tempo.

5.Uma vez feito isso, a informação nos dará uma ideia aproximada do setor e de sua concorrência relativa.

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6.Se você está vendo a classificação de sua empresa fora do top 10 com uma determinada palavra-chave, não se preocupe, chamamos essa de “palavra-chave de distância impressionante”. Saiba que, com algum esforço concentrado de SEO, você pode ter algum sucesso rapidamente.

Continua em breve…