A sua empresa está preparada para o RGPD?

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RGPD

A sua empresa está preparada para o RGPD?

A sua empresa trabalha com dados pessoais de cidadãos da União Europeia? Então a partir de 25 de maio de 2018 ela estará obrigada a cumprir com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados.

E pense bem, mesmo estando o seu site no Brasil, se ele tem acesso mundial e a Europa costuma deixar algum dados nele, como cadastro de newsletter ou informativos, ele já está enquadrado nesta situação.

O que é o RGPD?

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) é uma das maiores alterações em relação à forma como deve ser feito o tratamento de dados pessoais.

Isso não aplica-se somente a empresas, mas também qualquer pessoa física, organização, autoridade pública, agência ou outro organismo que utilize o tratamento de dados pessoais e que esteja e/ou faça negócios com a EU.

Entra em vigor no dia 25 de maio de 2018 na União Europeia (UE) e prevalece sobre quaisquer leis nacionais dos países de lá. Mas com certeza haverá repercussão e impacto por aqui no Brasil, em breve. tanto que o Google já notificou toda a base de usuários que o Analytics, Adwords e outros serviços estão sofrendo mudanças por conta do RGPD.

O RGPD tem um impacto enorme em todos os departamentos de inúmeras empresas em todo o mundo e é muito provável que a maioria necessite de implementar práticas e salvaguardas suplementares, sendo altamente recomendável a realização de uma auditoria por especialistas devidamente qualificados.

A aplicação de multas com o RGPD podem chegar a 4% do volume de negócios global.

Um estudo da SAGE, de Portugal, sobre o RGPD indica que:

67% das pequenas e médias empresas nunca ouviu falar ou não está familiarizada com o novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

A poucos meses da entrada em vigor da nova legislação, eis algumas importantes conclusões deste estudo:

  • 48% admite não perceber inteiramente o impacto que o RGPD tem no seu negócio;
  • 44% diz mesmo não ter a certeza ou não saber se a sua empresa estará em cumprimento com a nova lei, em maio/2018;
  • 64% não sabe se terá de nomear um Data Protection Officer (DPO);
  • 40% admite estar preocupado com a eventualidade de a sua empresa vir a ser multada por não cumprir as regras

IMPORTANTE!

A partir de 25 de maio de 2018, você terá apenas 72h para notificar as autoridades supervisoras sobre quaisquer violações ao Regulamento Geral de Proteção de Dados.

A que direitos pessoais você deverá estar atento para cumprir o RGPD?

  1. Direito a transferir os dados para outra entidade
  2. Direito de pedir para adicionar ou corrigir os dados
  3. Direito a ser esquecido (quem controla os dados deve removê-los dos sistemas)
  4. Direito a opor-se ao processamento de dados
A On3W presta consultoria web, e dentro de nossos serviços está a questão de adequar seu site e instruir sua equipe sobre a regulamentação européia do RGPD.

Pontos importantes a considerar, veja essas referências:

www.sage.pt/~/media/markets/pt/rgpd/images/Infografico-RGPD-plano_13_passos.png

www.sage.pt/~/media/markets/pt/rgpd/images/Infografico-RGPD-360.pdf

www.sage.pt/~/media/markets/pt/rgpd/images/infographic-5-recomendacoes-para-estar-preparado-rgpd.pdf

www.sage.pt/~/media/markets/pt/rgpd/images/GuiaPratico_GDPR.pdf

 

Veja o vídeo:

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